segunda-feira, 15 de março de 2010

Sobre liberdade

Eu outro dia estava na aula de filosofia e inocentemente me manifestei a respeito de liberdade.. e acreditem ou não.. a maioria da sala discordou de mim..
Aí resolvi postar aqui.. por quem você (meus leitores que não existem) Façam com que eu me sinta menos louca e incomum.

Liberdade não existe, fato, é só um conceito..
O homem é criado pra acreditar que é livre... mas a partir do momento em que se nasce e seus pais fazem escolhas por você.. você não é mais livre.. nunca foi..
Eu não sou religiosa, mas a própria Biblía nos ilude quanto a liberdade.. Deus disse á Adão e Eva que eles eram livres.. mas não podiam comer do fruto proibido nem sair do paraíso.. Onde está a liberdade?
Se existe uma regra, algo que você não possa fazer.. não se é livre..
A censura impede a liberdade..
Fiquei absurdada com aquele povo da minha sala dizendo que eram livre.. como assim?
Creio que lá a maioria é menor de idade, e existem coisas que não se pode fazer enquanto não tiver 18 anos..
Eu tenho 16, minha mãe controla tudo o que faço.. e se eu quiser comprar uma garrafa de vodka na padaria.. eu não poderia.. porque é contra a lei..
Ou seja, eu não sou mais livre..
Liberdade não seria fazer o que eu quisesse quando eu quisesse?

Se existe uma obrigação.. tudo bem.. você não seria livre pra escolher fazer ou não?
É um absurdo achar que fazer o que mandam é ser livre.. Você acaba sendo só mais um robô manipulável como todo mundo.
Você vai á escola porque é livro..NÃO.. você sabe que aquilo é o melhor.. e por isso o faz.. ou faz porque não tem escolha.. lhe foi imposto.. não porque quer.. porque existe a opção de não o fazer.

Hoje em dia se tem a falsa noção de que adolescentes com estilo exótico são 'livres', não, eles são iguais, seguem as mesmas tendências, fingem que anarquizam, bebem, fumam, engasgam, vomitam.. e dormem as 9hrs da noite porque mamãe mandou..

Outro dia um amigo me disse que leu :' Nascemos únicos, e morremos cópias'
Se você é comum.. não é livre..
Mas tem essa impressão só porque não pensa por sim mesmo.. e as coisas que você acabam parecendo ideias suas.. quando são só ideias comuns.. iguais a de todos..

Ou você aceita que não é livre e vive do modo que quer.. com suas próprias escolhas..
Ou você finge que é livre, e vive do modo que todos vivem, agindo como todos agem, como todos querem e esperam.. e acaba esquecendo, ou até mesmo nem conhecendo, quem você realmente poderia ser..

Nenhum comentário:

Postar um comentário